artesanato indígena

HISTÓRIA DA COLEÇÃO


A origem da coleção do Centro Cultural de Arte Indígena do Brasil, começou a partir do ano de 1960. Em 1985, através de uma iniciativa particular de seu idealizador, começaram os primeiros trabalhos de estudos teóricos sobre as diversas comunidades indígenas do passado e da atualidade. A partir de 1988, através de vários contatos dentro das aldeias e com a ajuda de pessoas que trabalhavam também nesta causa, iniciou-se uma fase com trabalhos de campo realizados dentro de várias comunidades indígenas, acompanhando diariamente o modo de vida, os costumes, os rituais, as técnicas e os materiais utilizados na confecção dos artefatos.

Atualmente, trabalhamos com mais de 50 grupos indígenas do Brasil tais como: Mehinaku, Waurá, Kayapó, Tapirapé, Karajá, Rikbaktsa, Urubu-Kaapor, Wayana-Apalai, Matis, Ashaninka, Yanomami dentre outros e nosso acervo conta com mais de 3000 peças originais adquiridas durante todos estes anos dentro das aldeias. A coleção inclui adornos plumários, adornos corporais, cerâmica, cestaria, armas, bancos, objetos cerimoniais e utilitários.

Além do objetivo de pesquisar e preservar todo este material coletado, temos dedicado vários anos em repassar através de exposições etnográficas e fotográficas, os costumes, as tradições, organização social, as técnicas individuais e a origem de cada etnia. Possibilitamos ao visitante conhecer e interagir melhor com a cultura indígena brasileira, bem como vivenciar experiência e ainda de desfrutar momentos de reflexão e observação, que servem para o crescimento cultural e espiritual dos indivíduos, gerando assim um sentimento de orgulho para as comunidades indígenas e de admiração por parte dos visitantes.

O Centro Cultural de Arte Indígena do Brasil oferece uma diversidade de materiais para pesquisa relacionado com a história dos povos indígenas brasileiros. O arquivo consiste das seguintes áreas:

- Informações sobre língua, tribos brasileiras, mapa, etc.

- Coleção de vídeos mostrando o cotidiano nas aldeias indígenas, seus rituais e condições atuais.

- Coleção de fotografias e negativos, com imagens de diversas comunidades indígenas brasileiras

- Coleção de músicas originais das comunidades indígenas

- Descrição das peças da coleção

ENDEREÇO: Rua Alvarenga Peixoto, 1027 (estrada para o Bichinho) - Tiradentes-MG-BRASIL

Fone: +55 (32) 3355-2800
          +55 (32) 98703-1230 (whats app)
          +55 (31) 99914-2900

contato: galeriamoitara@gmail.com

Horário de funcionamento: Segunda, Quarta, Quinta e Sexta de 09:00 às 17:00 hs; Terça (Não abrimos) ; Sábado de 09:00 às 19:00 hs. Domingo de 09:00 às 14:00 hs.